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Letra cursiva é realmente necessária?

segunda-feira, 18 de julho de 2011

EUA começam a dispensar ensino de letra de mão nas escolas
Vários estados americanos entendem que letra de forma é mais importante.
Educadoras brasileiras dizem que uso no país também está mudando.
Da Agência Estado

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O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional no estado norte-americano de Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados do país que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma).

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O argumento dos defensores desta lei, que provocou polêmica nos Estados Unidos nas últimas semanas, é de que hoje as crianças praticamente não necessitam mais escrever as letras com caneta ou lápis no papel. Seria mais importante elas aprenderem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e computadores.

"As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letra cursiva", diz um memorando do Departamento de Educação de Indiana.

A Carolina do Norte também já anunciou que adotará uma medida similar, segundo suas autoridades educacionais. A Geórgia é outro Estado americano que recomenda o fim do ensino, segundo seu porta-voz Matt Cardoza, apesar de "aceitar que os alunos aprendam a letra de mão caso os professores considerem necessário".

Esses Estados, assim como outros 40, integram o Common Core Stated Standards Initiativa (Iniciativa para um Padrão Comum de Currículo), responsável por tentar padronizar o ensino básico nos Estados Unidos. O grupo defende abertamente o fim do ensino da letra cursiva.

Brasil
No Brasil, principalmente na última década, há uma nova metodologia no ensino da letra cursiva, mas não seu abandono nas escolas. "Não conheço escola que não a utilize mais", afirma Fernanda Gimenes, diretoria pedagógica da área de português do colégio bilíngue Playpen. "Ela perdeu a prioridade. Antes, o aluno era alfabetizado na cursiva. Hoje, mais do que ensinar uma técnica, queremos desenvolver as habilidades de leitura e escrita."

Separar o aprendizado da cursiva como requisito para que uma criança seja considerada alfabetizada é uma conquista recente, praticamente da última década. "Vemos como uma evolução, não uma condição", diz Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco. Mesmo que o aluno opte pela letra bastão no futuro, o aprendizado da cursiva, segundo Esther, é fundamental para desenvolver a coordenação motora fina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Professores de Santa Catarina de luto

terça-feira, 12 de julho de 2011

Terça-feira, 12 de Julho de 2011 15:26

Sou professora e estou em greve, posto aqui uma carta pública de uma colega que considero ótima professora. A Nara, consegue resumir assim o que os professores estão sentindo com o descaso do Governo com a Educação em Santa Catarina. Peço que leiam e divulguem! Dignidade ao professor e a Educação!

Boa tarde!

Gostaria de deixar alguns esclarecimentos às pessoas que gentilmente enviam-me e-mails e eu não tenho respondido como deveria:

MINHA FALTA DE RESPOSTAS POR E-MAIL:

Tenho ficado mais pelo twitter que por e-mail ou facebook, já que estou envolvida em um movimento grande e ininterrupto por uma CAUSA JUSTA, mas que me parece silenciosa.
Assim como muitos colegas de profissão, hoje acordamos de luto por mais uma perda na justiça: não teremos nossos dias de greve depositados como o Gov. Colombo alegou que faria. Vários professores pelo Estado voltaram às salas de aula, acreditando que teriam seus vencimentos depositados e... surpresa! Direito negado a eles também. Por este motivo, muitos deles, a partir de ontem mesmo e hoje, estão voltado à greve!

AGRADECIMENTOS:
Agradeço a todos os colegas, familiares e alunos que se engajaram na luta, por mim e/ou por estar sensibilizado à causa. E lamento pelos que ainda não se manifestaram de nenhuma forma, pois estamos entrando em um abismo terrível e que, de uma forma ou outra, atingirá a todos!
(Graças a Deus tenho outra fonte de renda, pois trabaho na universidade e tenho um marido com quem compartilho despesas e investimentos familiares. Graças a Deus, também, posso dizer que não sou filiada, nem conto com a proteção de partido X, Y ou Z, pois não devo favor a NENHUM DELES. Aliás, não devo favor a ninguém. Tudo o que consegui foi com estudo, esforço e muita luta. (Quanta luta!)

APRESENTAÇÃO
Como professora da rede pública estadual, faço questão de divulgar que o Governo do Estado de SC pagou-me R$ 192,00 no mês passado e, que, provavelmente, não receberei NADA neste mês, já que a folha de pagamento será divulgada nos próximos dias.

Aos que não me conhecem direito, ou que não sabem de minha formação, gostaria de informar que sou graduada em Letras, com Pós-Graduação - Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Mestranda em Educação e CONCURSADA na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, onde atuo com Ensino Médio. Além disso, tenho dezenas de outros cursos em Criciúma, em Santa Catarina, em outros Estados do Brasil e no Exterior e também trabalho como professora universitária na UNESC. Já trabalhei em outras escolas das redes pública e particular de Içara, Criciúma e Cocal do Sul. Como professora universitária, também já lecionei na FEBAVE e na UNISUL.

MOTIVO DO LUTO:
Soube ontem, NA CALADA DA NOITE - que não vou receber meus dias descontados em uma greve LEGÍTIMA, pois o Governo derrubou mais uma liminar. Como pode acontecer este tipo de coisa, quando a greve é legítima? Quando o desconto é que é contra a LEI?

Estou, junto a centenas de outros colegas, sendo pressionada por um governador TIRANO, que ousa dizer que vai contratar alguém para trabalhar em meu lugar - não sei DE ONDE! - TAMBÉM contra a lei - a mesma que diz que a GREVE É LEGÍTIMA e que não podem ser contratados substitutos.

Vou repetir: este governo vem burlando uma série de LEIS, em um Estado SEM LEI, em um país em que a LEI é apenas para salvaguardar os CONTRAVENTORES!!

Parem de só assistir à RBS TV ou ler o Diário Catarinense. Entrem nos Blogs e leiam outros jornais, assistam a uma assembleia de professores, como fez o Moacir Pereira, que mudou o pensamento jornalístico dele e vai escreve um livro sobre a greve!

A greve não é do Partido A ou B, é de uma CLASSE, é de PROFISSIONAIS da EDUCAÇÃO. Se pessoas ligadas a partidos políticos quiserem entrar na luta: bem-vindos, mas o foco é o nosso piso e não a visão partidarista! Não quero nem saber se tem gente do PMDB, do PT, do PDT, do PSTU, do PSDB, do DEM, do novo PSD ou da CUT e CONLUTAS. Eu quero é saber que estou lutando pela MINHA VALORIZAÇÃO e que, por mim, seria muito mais que estas merrecas de R$ 1.100,00 - pois, para mim, ainda é um Piso vergonhoso para quem estuda tanto!

MINHA POSTURA, A PARTIR DE HOJE, 12/07/2011:
Portanto, quero deixar bem claro, a todos os meus alunos, ex-alunos, colegas, amigos, familiares, QUE:

NÃO VOU MAIS ADMITIR que alguém venha falar mal dos professores da escola pública perto de mim ou que venham falar em piedade das crianças, pois elas PERDERÃO ANO LETIVO.

Não sou estúpida e eu sei muito bem que elas não têm culpa, mas vou instigá-las a falarem com seus pais e a entrar com processo contra o governo.

Ou a sociedade entra junto DE VEZ na luta ou estaremos fadados à criação de MUITAS CADEIAS, pois os professores que aí estão, ao voltarem às salas de aula, sem NADA no bolso, LARGARÃO DE MÃO a vontade de lecionar. Perderão, de vez, o resto do brilho nos olhos e a vontade de lutar por uma educação de qualidade.

Se acabar a greve e eu tiver de voltar à sala de aula, voltarei, mas... Festa junina para ajudar a escola a trocar lâmpada? NÃO! Caixinha para comprar caneta? NÃO! Rifa para ajudar a pagar o ‘tonner’ da máquina de ‘xerox’? NÃO! NÃO contem comigo para mais nada, senhores governantes.

Economia na escola com MEU SALÁRIO em SEUS BOLSOS? NÃO, NÃO e NÃO!

A escola pode cair aos pedaços, os banheiros podem ser fechados de vez, sem torneiras, entupidos, as salas de aula podem ficar sem ventiladores, a instalação elétrica pode pegar fogo de vez! A única coisa que farei é dizer aos meus alunos: este é o governo que temos: falem com seus pais e resolvam nas urnas! Não há mais o que fazer!

INDIGNAÇÃO E PARA PENSAR:

COMO ENSINAREMOS aos nossos alunos os conceitos de CIDADANIA, LEALDADE, CUMPRIMENTO DE LEI, FÉ, HONESTIDADE, ESTUDO, FORMAÇÃO, ÉTICA, se o que estamos vendo é um show de DESEDUCAÇÃO, de AUTORITARISMO, DESOBEDIÊNCIA, FALTA DE CARÁTER??

Um governador que não é leal ao seu próprio partido, ganha as eleições, troca de legenda, em meio a um turbilhão de problemas envolvendo a EDUCAÇÃO, carro-chefe de sua campanha, CRIA um novo partido e FESTEJA com seus pares, DANDO DE DEDO em professores, dizendo: "AGORA VOCÊS VÃO VER COMO É QUE EU VOU RESOLVER AS COISAS", é RIDÍCULO!

Ou estamos vivendo em um período fora do tempo ou este TIRANO está comportando-se como anos atrás, em que resolviam as coisas no CABRESTO, no CHICOTE, na MARRA!

Ele pensa que está lidando com bandidos, com ladrões, com pessoas ignorantes? Onde estamos, gente? Que Estado é este que deixa as coisas chegarem onde estão?

PORTANTO:

Se a preocupação é com a reposição das aulas, seguinte: ano letivo e ano civil são diferentes. É possível resgatar o restante das aulas no início do ano que vem. Quem duvidar, que procure informações no GOOGLE ou com um advogado. Cansei de dar explicações e ser simpática. Não tivemos casos semelhantes em SC, mas já houve casos em outros Estados. Ponto. Mesmo assim tem aluno que vai sair perdendo, vai! A corda tem que arrebentar para algum lado. Infelizmente, vai ser para o aluno.
(Pensem bem: nós, contribuintes, não saímos perdendo sempre?)

Para todo o pai e toda a mãe que vier conversar comigo, cobrando alguma coisa, vou falar: entre com um processo contra o governo e preste atenção nas próximas eleições: seu governador abriu um partido novo e celebrou usando o dinheiro da educação, usou o dinheiro que deveria ter sido investido em SEU FILHO, lá NA ESCOLA.

E se eu estiver com um pouquinho de paciência,vou terminar falando o seguinte:

 Sabe por que a escola de seu filho está quase pegando fogo?
 Sabe por que não tem professor qualificado na área da disciplina em que leciona?
 Sabe por que o professor tem entrado na sala de aula e não tem vontade de trabalhar?
 Pergunte a ele o quanto ganha!
 Mas, antes pergunte a ele, qual a formação dele e quanto tempo passou investindo em uma faculdade!

É isso, gente!
Profa. Nara

Acompanhem ao vivo, a partir das 14h: http://www.alesc.sc.gov.br/portal/tval/
Apreciação do PLC – Plano de Lei Complementar, pela Comissão de Justiça, na ALESC, em Florianópolis, hoje, 12/07/2011.

Sete Deputados Estaduais comporão a mesa:
Merízio - DEM: Presidente da mesa: Xanxerê – Administrador
Moacir Sopelsa - PMDB: 1º Vice-presidente – Concórdia – Agropecuarista
Nilson Gonçalves – PSDB – 2º. Vice-presidente – Curitibanos/Joinville – Radialista
Jailson Lima – PT – 1º. Secretário – Siderópolis – Médico
Reno Caramori – PP – 2º. Secretário – (De Getúlio Vargas/RS) Caçador – Empresário de Cargas
Antônio Aguiar – PMDB – 3º. Secretário – Canoinhas – Médico
Ana Paula Lima – PT – 4ª. Secretária – Enfermeira-Obstetra


Dia 12/07, segundo a RBS TV:
19 escolas, do Sul: 8 greve total – 11 greve parcial
36 escolas, Floripa e região: 23 greve total – 11 greve parcial – 2 normal
22 escolas, Oeste: 15 greve total – 5 greve parcial – 2 normal
23 escolas, Meio-Oeste: 3 greve total – 11 greve parcial – 8 normal
40 escolas, Norte: 34 greve total – 6 normal
24 escolas, Vale do Itajaí: 21 greve parcial – 3 normal

Em Criciúma: 74% de greve.

Enviadas: Segunda-feira, 11 de Julho de 2011 20:31
Assunto: GOVERNO MENTIROSO É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve

Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989.

Dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
Parágrafo único. É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos, exceto na ocorrência das hipóteses previstas nos arts. 9º e 14.

Máquina de Quadrinhos Turma da Mônica

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010



Olá garotada vamos fazer Histórias em Quadrinhos com a turma da Mônica?



É gratuíto e muito divertido, entre já e envie sua histórinha que eu quero postar aqui no Blog.
Envie um e-mail com seu recadinho e com sua história em quadrinho com este itens
Nome:
Idade:
Cidade:
para: ensinarecrescer@yahoo.com.br





http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriasPublicadas.aspx


Não perca tempo faça a sua!

Atividades com as quatros operações Online


Atividades com as quatros operações
Online

Entre e mostre que você é fera!



http://math.cilenia.com/pt

Fazendo Livros com Crianças ( Lapbook)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tutorial preparado pela pedagoga Isabel Marques de Amorim



Fazendo livros com crianças

Novas aprendências e ensinagens estão a nossa volta e precisamos aproveitá-las da melhor maneira possível, não é porque o “novo” me é desconhecido que não posso me inteirar e aprender! Um novo modo de aprender é o como intitulo essa ferramenta pedagógica: Fazendo Livros com Crianças ( Lapbook).


Fazer livros com crianças (lapbook) é uma ferramenta pedagógica bem moderna e extremamente simples que, pode ser aplicada a todas as faixas etárias no processo de ensino e aprendizagem. Ela irá potencializar a aprendizagem dos pequenos.

Tanto os pais como professores podem levar a criança a aprender desta forma lúdica e incrível. Basta criatividade e muita boa vontade de ensinar a criança a criar seu próprio livro dentro de um tema proposto. É fazendo dobraduras, desenhando, colando textos e figuras que o professor ou pais e educando irão se inteirando, se relacionando com o conhecimento e apreendendo o mesmo, de forma divertida.

Essa ferramenta pedagógica é barata e simples que envolverá a criança com papéis, sucatas, adesivos, lápis e canetas coloridas, o que tiver a mão, mas principalmente o calor humano do envolvimento do adulto com a criança. O conceito é simples, mas as possibilidades são infinitas.

Passos para construir um Livro com a Criança:

1º - Escolha um tema para o estudo dirigido. (Qualquer tema pode ser acomodado por essa ferramenta pedagógica)

2º - Separe figuras e textos sobre o assunto.

3º - Escolha a base para o livro. (criação exclusiva)

Exemplos:






4º - Escolha quando, onde e como vão estudar o tema.

5º - Durante o processo do estudo for avançando vá pinçando assuntos relevantes e com criatividade, vá montando o livro.

6º - Avaliação



Eu e meus alunos da 4ª série começamos um Livro (lapbook) com o tema SUBSTANTIVOS aguardem e colocaremos as fotos.


Faça o seu também!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Queridos alunos

quinta-feira, 19 de março de 2009


Estou preparando novidades, aguardem!!

Beijos a todos

Como fazer uma pesquisa escolar?

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Pesquisa Escolar



A palavra pesquisa tem sido utilizada para descrever uma atividade de leitura e um trabalho de reunião de material que deve conter várias opiniões sobre um determinado assunto. O termo significa mais que isso. Vem do latim perquirese: exprime a atividade cujo objetivo é buscar, indagar, descobrir e assimilar a verdade.

Pádua (1997) torna saliente que: “Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação; inquirição da realidade é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações”.
A pesquisa leva os indivíduos à busca da criatividade, começando por definir o que procurar, selecionar os dados coletados e combinar esse dados para chegar à explicação que se busca.
A você, caro aluno, faz-se necessária a interpretação das informações disponíveis e não apenas fazer um trabalho de cópia, além de ser ilegal não é este o objetivo da pesquisa.

Como uma pesquisa deve ser elaborada? Quais os tópicos que não podem faltar? Onde procurar? Como organizar?

Antes de tudo, é importante deixar claro que, cabem ao professor algumas tarefas, tais como: definir o roteiro ou os tópicos que deverão constar na pesquisa; passar aos seus alunos as fontes onde o tema da pesquisa poderá ser encontrado; os objetivos que se pretende alcançar com tal pesquisa e o acompanhamento periódico do andamento do trabalho.


Aos pais cabe o fornecimento ou o acesso às fontes indicadas pelo professor ou outras e alguma orientação sobre a organização ou execução da pesquisa, principalmente se for de grupo, data, local, etc. Muitas vezes, é necessária a interferência dos pais para uma melhor divisão dos trabalhos.


Reúna todo o material de suporte (livros, revistas, artigos, textos confiáveis da internet, etc.), leia todos os dados pesquisados , fazendo anotações seguindo o pré-roteiro do professor e depois é só elaborar seu próprio texto. A idéia é não simplesmente copiar o material, mas escrever com suas palavras o que entendeu dos textos analisados. Parece difícil? Pois saiba que redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser fascinante. Só assim você vai perceber quanta coisa aprendeu em tão pouco tempo!


Todo trabalho de pesquisa deverá ter quatro itens indispensáveis e os anexos como opcional:
Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Bibliografia e Anexos (opcional).
É claro que estamos falando de uma pesquisa escolar que seja realizada ou proposta para alunos de 9 a 14 anos aproximadamente, ou seja, da 3a. a 8a. série.


1- Introdução: Na Introdução deve-se apresentar a idéia geral do trabalho: o que se pretende abordar, quais serão as partes principais, como será a organização, quais os objetivos.


2- Desenvolvimento: O desenvolvimento é a parte nuclear do trabalho, daí muitos autores denominá-lo “corpo do trabalho”. É a parte mais extensa da redação, pois dever conter a descrição e análise do assunto além da argumentação pertinente, ou seja, a validade das idéias descritas. Muita atenção agora. Esse é o momento mais importante de uma pesquisa. Em linguagem pessoal e comunicativa, ordene suas anotações de maneira lógica, seguindo o roteiro .
A partir do roteiro, tente alinhavar todas as anotações feitas anteriormente, reescrevendo-as com suas palavras e encaixando-as nos itens que você se propõe a desenvolver. Lembre-se: em um trabalho bem-feito, os textos são bem encadeados e os conteúdos, relacionados. Não perca tempo escrevendo coisas que estão além do que foi proposto – aquilo que chamamos "fugir do tema". Depois de tudo escrito, faça um balanço do material, verificando se a redação final está compreensível e bem encadeada, se você já escreveu tudo o que sabe e acha importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa.
Se mencionar frases ou trechos de algum livro, não se esqueça de fazê-lo entre aspas, indicando a fonte (nome do autor, título do livro, número da edição, editora, local, data da publicação, volume e número da página).

3- Conclusão: A conclusão não admite nenhuma idéia, nenhum fato ou argumento novo, pois é a síntese interpretativa do desenvolvimento. Por ser síntese ou resumo, deve ser breve, exata, concisa.
4- Bibliografia: A bibliografia é fundamental e não pode faltar em nenhum trabalho de pesquisa. A bibliografia deve incluir os dados sobre todo o material que você utilizou para desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sites consultados na internet.
Ela deve ter os seguintes dados, seguindo a ordem em que serão citados: autor, título da obra, edição, local da publicação, editora e ano da publicação. Ao todo, normalmente, são 3 itens na bibliografia.
•-Livros: comece citando o título da obra, siga com o nome do autor ou autores, identifique a editora que a publicou e a data de publicação.
EXEMPLOS: 1. CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Aprendendo a pensar. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1989. 268p.
•-Artigos de revistas e jornais: escreva os títulos dos artigos (como os capítulos dos livros), os nomes das publicações, números das edições e as datas de publicação.
EXEMPLO: FREITAS, Juarez. Diálogo com o pensamento jurídico de Norberto Bobbio. Ventas, Porto Alegre, v. 36, n. 141, p. 63-78, mar/mai. 1991.
• Páginas da Internet -Em primeiro escrever o título da página e após a palavra "em" o endereço completo em letras destacadas.

5- Anexos: Os anexos são as partes ilustrativas da pesquisa: figuras, reportagens de jornais ou revistas, gráficos,mapas e outros.


Atenção caro estudante:

Organize-se: Observe a data de entrega e organize seu tempo. Você terá tempo de sobra para seu lazer, desde que organize seu tempo. Reserve algumas horas por semana para o trabalho. Pelo menos uma hora por dia para trabalhos em que terá apenas que entregar um relatório; para projetos que envolvam a montagem de experimentos e demonstrações, reserve pelo menos um dia na semana em possa trabalhar pelo menos três horas. Esse tempo é sagrado e não pode ser perdido com distrações.

Se o trabalho é em grupo, podem dividir algumas tarefas. Mas sejam responsáveis pelas tarefas que lhe cabe e cobre dos demais para que façam a parte deles. Não deixe que um aluno preguiçoso se aproveite de seu esforço - se ele não ajuda, combine com os demais para avisar ao professor.

Material elaborado pela professora
Isabel Marques de Amorim

O espaço que Santa Catarina ocupa no Brasil

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Solo e subsolo
O solo catarinense se presta às mais diversas culturas agrícolas e ainda tem muitas áreas a cultivar. Seu subsolo é um dos mais ricos do país. Santa Catarina possui a terceira maior reserva de argila cerâmica do Brasil, a segunda maior de fosfatados naturais e de quartzo e a primeira em carvão mineral para siderurgia, de fluorita e de sílex.
. Todas essas reservas são economicamente viáveis e estão em processo de produção

O Relevo de Santa Catarina



Com 77% de seu território acima de 300m de altitude e 52% acima de 600m, Santa Catarina figura entre os estados brasileiros de mais forte relevo. Quatro unidades, que se sucedem de leste para oeste, compõem o quadro morfológico: a baixada litorânea, a serra do Mar, o planalto paleozóico e o planalto basáltico.

A baixada litorânea compreende as terras situadas abaixo de 200m de altitude. Ao norte, alarga-se bastante, penetrando no interior ao longo dos vales dos rios que descem da serra do Mar.



Para o sul, estreita-se progressivamente. A serra do Mar domina a baixada litorânea a oeste.


Salvo no norte do estado, onde forma o rebordo escarpado de um planalto mais ou menos regular, a serra tem caráter muito diverso do que apresenta em outros estados, como Paraná e São Paulo.


Em Santa Catarina, forma uma faixa montanhosa, de aproximadamente mil metros de altitude, constituída por um conjunto de maciços isolados pelos vales profundos dos rios que drenam para o Atlântico.

Por trás da serra do Mar estende-se principalmente o planalto paleozóico, cuja superfície plana encontra-se fragmentada em compartimentos isolados pelos rios que correm para leste. O planalto paleozóico perde altura de norte para sul; na parte meridional do estado confunde-se com a planície litorânea, uma vez que a serra do Mar não chega até essa parte de Santa Catarina.
O planalto basáltico ocupa a maior parte do estado. Formado por camadas de basalto (derrames de lavas), intercaladas com camadas de arenito, é limitado a leste por um rebordo escarpado a que se dá o nome de serra Geral. No norte do estado, o rebordo do planalto basáltico se encontra no interior; para o sul vai-se aproximando gradativamente do litoral até que, no limite com o Rio Grande do Sul, passa a cair diretamente sobre o mar. A superfície do planalto é regular e se inclina suavemente para oeste. Os rios que correm para o Paraná abriram nele profundos vales.

___________********************__Geografia SC_____________*******************


Santa Catarina fica no Sul do Brasil, bem no centro geográfico das regiões de maior desempenho econômico do país, Sul e Sudeste, e em uma posição estratégica no Mercosul. O Estado faz fronteira com a Argentina na região Oeste.





A diversidade geográfica e humana de Santa Catarina é surpreendente para um território de apenas 96,4 mil km² - do tamanho aproximado de países como a Áustria, Hungria, Irlanda ou Portugal. Uma viagem de poucas horas de carro é suficiente para experimentar mudanças radicais no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas.



Divisas
Sul Rio Grande do Sul
Norte Paraná
Leste Oceano Atlântico
Oeste Argentina


DADOS GERAIS:

Capital: Florianópolis
Região: Sul
Sigla: SC
Gentílico: catarinense
População: 5.866.568 (estimativa de 2005)
Área (em km²): 96.436,181
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 61,53
Quantidade de municípios: 293

DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 70.208.540.000,00 (2004)
Renda Per Capita*: R$ 12.159,00 (2004)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,863 (PNUD - 2000)
Principais Atividades Econômicas: agricultura, pecuária, indústria e extrativismo e turismo.
Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano): 17,2 por mil (em 2000*)
Analfabetismo:5% (2001)
Espectativa de vida (anos): 74,8 (2000)


PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

- Balneário de Camboriú
- Praias de Florianópolis
- Museu Histórico
- Museu Etnográfico
- Casa de Vitor Meireles
- Museu de Arte Moderna
- Museu do Índio
- Ponte Hercílio Luz
- Museu do Homem do Sambaqui
- Catedral de Lages

GEOGRAFIA

Etnias: brancos (88,1%), negros (2,7%), pardos (9%), indígenas e amarelos (0,2%)

Rios importantes: Uruguai, Canoas, Pelotas e Negro..

Principais cidades: Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Criciúma, Lages, Itajaí, Chapecó e Jaraguá do Sul.

Clima: subtropical

quarta-feira, 2 de abril de 2008


Português
Alfabeto




Alfabeto é uma palavra de origem grega (alphabetos), através do latim (alphabetum), constituída pelas duas primeiras letras do alfabeto grego (alfa e beta, correspondentes às nossas letras A e B, respectivamente), e significa um conjunto de letras usadas para escrever. O alfabeto tem uma ordem que se emprega por exemplo, para a ordenação em dicionários e enciclopédias em papel, ou em listas de coisas. O alfabeto em uso na língua portuguesa é o alfabeto latino, do qual se usam 26 letras: A – B – C – D – E – F – G - H – I - J – L - M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – X - Z
As letras K, W, e Y, são usadas apenas em três casos especiais:
- em palavras derivadas de nomes próprios de línguas estrangeiras: shakesperiano, byroniano, kantiano;
- em empréstimos de outros idiomas, quando ainda não adaptados: software, skate, marketing;
- em nomes de elementos químicos e em algumas unidades de medidas.



.

O Verdadeiro Sentido da

terça-feira, 18 de março de 2008



Para entendermos a Páscoa cristã, vamos, sinteticamente, buscar sua origem na festa judaica de mesmo nome. O ritual da Páscoa judaica é apresentado no livro do Êxodo (Ex 12.1-28). Por essa festa, a mais importante do calendário judaico, o povo celebra o fato histórico de sua libertação da escravidão do Egito acontecido há 3.275 anos, cujo protagonista principal desse evento foi Moisés no comando de seu povo pelo mar vermelho e deserto do Sinai.
O evento ÊXODO/SINAI compreende a libertação do Egito, a caminhada pelo deserto e a aliança no monte Sinai (sintetizado nos dez mandamentos dado a Moisés). De evento histórico se torna evento de fé. A passagem do mar vermelho foi lembrada como Páscoa e ficou como um marco na história do povo hebreu. Nos anos seguintes ela sempre foi comemorada com um rito todo particular.
Todo ano, na noite de lua cheia de primavera, os hebreus celebravam a Páscoa, com o sacrifício de cordeiro e o uso dos pães ázimos (sem fermentos), conforme a ordem recebida por Moisés (Ex 12.21.26-27; Dt 12.42). Era uma vigília para lembrar a saída do Egito (forma pela qual tal fato era passado de geração em geração – Ex 12.42; 13.2-8).
Essa celebração ganhou também dimensão futura com o passar do tempo. E quando novamente dominados por estrangeiros, celebravam a Páscoa lembrando o passado, mas pensando no futuro, com esperança de uma nova libertação, última e definitiva, quando toda escravidão seria vencida, e haveria o começo de um mundo novo há muito tempo prometido.
A celebração da Páscoa reunia três realidades distintas:

o uma realidade do passado: o acontecimento histórico da libertação do Egito quando Israel tornou-se o povo de Deus;


o uma realidade do presente: a memória ritual (=celebração) do fato passado levava o israelita a ter consciência de ser um ‘libertado’ de Javé (=Deus), não somente os antepassados, mas o sujeito de hoje (Dt 5.4);


o uma realidade futura: a libertação do Egito era símbolo de uma futura e definitiva libertação do povo de toda a escravidão. Libertação esta que seria a nova Páscoa, marcando o fim de uma situação de pecado e o começo de uma nova era.

Jesus oferecendo seu corpo e sangue assume o duplo sentido da páscoa judaica: sentido de libertação e de aliança. E ao celebrar a Páscoa (Mt 26,1-2.17-20), Ele institui a NOVA PÁSCOA, a Páscoa da libertação total do mal, do pecado e da morte numa aliança de amor de Deus com a humanidade.

A nova Páscoa não era uma libertação política do poder dos romanos, como os judeus esperavam. Poucos entenderam que o Reino de Deus transcende o aspecto político, histórico e geográfico.
Hoje, ao celebrarmos a Páscoa, não o fazemos com sacrifício do cordeiro e alimentando-nos com pães sem fermento, pois Cristo se deu em sacrifício uma vez por todas (Jo 1.29; 1Cor 5.7; Ef 5.2; Hb 5.9), como cordeiro pascal, como prova e para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime.

A páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. E ressurreição significa vitória!
Deus livrou ao seu povo do Egito e de Faraó, dando-lhes a vitória naquela ocasião. A ressurreição de Jesus representa nossa vitória para sempre. Naquela tarde de Páscoa o cordeiro de Deus deu a vida por nós se entregando por completo e nos livrando da morte e do inferno. Ele ressuscitou e vive para sempre! A Páscoa para o Cristão é o ponto mais alto do ano litúrgico, pois a Ressurreição é o maior acontecimento da História da Igreja. Mas a Páscoa não é apenas a comemoração de um FATO PASSADO. Cada festa Pascal é um novo apelo de Deus, que nos convida a morrermos com Cristo, a nos separarmos do homem velho (do homem do pecado), a fim de nos revestirmos do homem novo e ressurgir para uma vida nova na graça e na santidade.
A Páscoa não é apenas um dia do ano, mas um processo dinâmico e permanente que deve acontecer dentro de nós. Todos os dias o cristão celebra a Páscoa, quando combate o homem velho do pecado, para se revestir do homem novo, em Cristo.

É hora de Ciências!

terça-feira, 11 de março de 2008

Sistema Nervoso

Assista aos vídeos no início



Sistema Excretor

Função

O aparelho excretor é um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.



Excreção

Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias nitrogenadas tóxicas (denominadas excretas ou excreções que provêm principalmente da degradação de aminoácidos ingeridos no alimento), produzidas durante o metabolismo celular.



Sistema Circulatório






Funcionamento do Sistema Circulatório



Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração. O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto.



Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmões.



Coração (o centro funcional)
O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.


O coração é formado por quatro cavidades; as aurículas direita e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.


Circulação pulmonar
O sangue procedente de todo o organismo chega à aurícula direita através de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurícula direita se contrai, impulsiona o sangue através de um orifício até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde é oxigenado. Depois, ele regressa ao coração na aurícula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e dali, para a aorta, graças à contração ventricular.



Sistema Circulatório




Circulação pulmonar



O sangue procedente de todo o organismo chega à aurícula direita através de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurícula direita se contrai, impulsiona o sangue através de um orifício até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde é oxigenado. Depois, ele regressa ao coração na aurícula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e dali, para a aorta, graças à contração ventricular.



Sistema Circulatório



Ramificações



As artérias menores dividem-se em uma fina rede de vasos ainda menores, os chamados capilares. Deste modo, o sangue entra em contato estreito com os líquidos e os tecidos do organismo. Nos vasos capilares, o sangue desempenha três funções; libera o oxigênio para os tecidos, proporciona os nutrientes às células do organismo, e capta os produtos residuais dos tecidos. Depois, os capilares se unem para formar veias pequenas. Por sua vez, as veias se unem para formar veias maiores, até que por último, o sangue se reúne na veia cava superior e inferior e conflui para o coração, completando o circuito.



Circulação portal
A circulação portal é um sistema auxiliar do sistema nervoso. Um certo volume de sangue procedente do intestino é transportado para o fígado, onde ocorrem mudanças importantes no sangue, incorporando-o à circulação geral até a aurícula direita



Sistema Respiratório













Através do sistema respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: o nariz (as narinas), a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios e os alvéolos pulmonares.





Cada uma dessas estruturas possui especializações relacionadas à função que desempenham, por exemplo: no interior das narinas é secretado um muco polissacarídeo que, associado à presença de pelos, auxiliam na defesa do organismo, impedindo a entrada de impurezas (filtrando o ar), retendo partículas indesejáveis e microorganismos patogênicos.





Após inspirado, entrando pelas narinas (cavidade nasal), o ar passa para a faringe, uma região que comunica o sistema digestório ao respiratório através de uma válvula denominada epiglote. Durante o processo respiratório, a epiglote permite a passagem de ar de forma a não fechar a abertura de acesso à laringe em relação à glote.





Em seguida, o ar inspirado atinge então a região da laringe (estrutura formada por cartilagem), local onde se encontra as cordas vocais que proporcionam a voz, a partir da emissão de uma corrente de ar que vibra as pregas vocais produzindo o som. Imediatamente o ar percorre a traquéia, que se divide (bifurca) em dois ramos chamados brônquios, um em direção ao pulmão direito (que contém três lóbulos) e o outro para o pulmão esquerdo (com dois lóbulos).





Dos brônquios partem numerosos canalículos (os bronquíolos), e em suas terminações encontram-se os alvéolos. Nos alvéolos ocorrem as hematoses, processo em que os gases se difundem de acordo com o gradiente de concentração (do meio de maior concentração para o de menor concentração), ou seja: o maior teor de gás carbônico presente no sangue venoso se difunde dos capilares pulmonares para o interior dos alvéolos; e o maior teor de oxigênio no interior dos alvéolos se difunde para os capilares pulmonares, onde o O2 é assimilado pelos íons ferro presentes na molécula de hemoglobina contida nas hemácias.





Sistema Digestório














O conjunto de órgãos que forma o aparelho digestivo também é chamado trato digestivo, denominação de tubo que se estende da bôca ao ânus e onde o alimento é processado para que os minerais, vitaminas, açucares, gorduras e proteínas que ele contém sejam absorvidos pelo corpo.

Cavidade Bucal
A digestão começa na boca, onde o alimento é mastigado e as enzimas da saliva quebram certos carboidratos. A l´ngua e os músculos da faringe então impelem a mistura de comida e saliva (chamada bolo alimentar) para o esôfago e daí para o estômago. Lingua: Além de sentir o sabor e empurrar o bolo alimentar para a faringe, a lingua movimenta o bolo alimentar dentro da boca

Estômago
Armazena, mistura e começa a digestão das gorduras. O alimento pode passar várias horas no estômago, onde é misturado com ácido e mais enzimas e, parcialmente digerido por eles até atingir uma massa de consistência semilíquida (chamada quimo). Depois de passar para o duodeno, o quimo sofre nova quebra pelos sucos digestivos do fígado e do pâncreas.

Duodeno
O duodeno é a primeira parte do intestino delgado, onde o alimento parcilamente digerido, (quimo), que vem do estômago, passa por novos processos de digestão química.

Intestino delgado
A etapa final da digestão é completada no intestino delgado, onde os nutrientes são quebrados em unidades químicas bem pequenas para poderem passar pela parede do intestino, atingindo a rede de vasos sanguíneos e linfáticos que vai levá-los para o fígado.

Intestino grosso
O material não digerido passa do intestino delgado para o intestino grosso em forma semilíquida, e nele a maior parte da água é reabsorvida, indo para a corrente sanguínea. Os desetos semi-sólidos restantes vão para o reto, onde ficam armazenados até serem expelidos pelo canal do ânus a intervalos regulares. A ingestão de fibras na dieta pode aumentar a eficiência do intestino grosso na eliminação dos resíduos








Sistema Locomotor = Sistema Ósseo + Sistema Muscular

















Sistema Muscular










O corpo humano






Tecidos


O corpo humano possui grupos de células diferenciadas com características adaptadas a sua função, mas de ação independente.
Os tecidos humanos são: o tecido epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso.

Tecido Epitelial


Forma as membranas, que são a camada mais superficial do corpo e, dessa forma, reveste a superfície corpórea, inclusive as cavidades (estômago, bexiga, etc).
Funções:
> Proteger o organismo contra as ações mecânicas.
> Absorver as substâncias, por exemplo o epitélio intestinal, que absorve nutrientes.
Excretar substâncias como glândulas sebáceas.
> Ser sensível ao estímulo, como o tato.







Tecido Conjuntivo

É também conhecido como tecido conectivo; é o arcabouço básico de sustentação pois caracteriza-se por possui grande quantidade de substâncias intercelulares. Suas fibras podem ser de três tipos: fibras colágenas, elastinas e reticulares. O tecido conjuntivo divide-se em:

Tecido Conjuntivo Frouxo
É formado por células com capacidade de se ploriferar e modificar durante os processos inflamatórios e de cicatrização. Encontra-se sob a pele na região subcutânea.


Tecido Conjuntivo Fibroso
Sua característica é a resistência à tensão e grande flexibilidade. Representado pelos tendões dos músculos, aponeuroses e cápsulas envoltórias de órgãos.


Tecido Elástico
Sua característica é a elasticidade; é encontrado nas artérias maiores, nos ligamentos vocais da faringe.





Tecido Adiposo

É formado por células adiposas; é encontrado na forma de gordura de armazenamento na parede do trato intestinal e no subcutâneo e de gordura estrutural preenchendo todos os espaços vazios. Funciona como reserva alimentar, como sustentação para órgãos, proteção contra o frio e ações mecânicas.



Tecido Cartilaginoso

É formado por substâncias que promovem a sustentação do corpo com resistência elástica a pressão. São três os tipos de cartilagem: hialina, fibrosa ou fibrocartilagem e elástica.


Tecido Ósseo


Constitui os ossos do nosso organismo; é formado por células ósseas (osteófitos) separados por uma substância intersticial ou fundamental.


Tecido Hematopoético


É responsável pela produção dos elementos sólidos do sangue. Encontram-se na forma de: tecido mielóide e tecido linfóide.


Tecido Muscular

O tecido muscular é formado de células que se transformam em fibras e adquiriram a propriedade de se contrair e relaxar. A musculatura é responsável pelos movimentos do organismo. As células musculares alongadas são conhecidas como fibras musculares. Apresentam diferentes estruturas, são elas:
Músculo Liso
Não possui fibras estriadas; sua contração independe de nossa vontade.

Músculo Estriado
É composto por fibras que vistas de microscópio mostram estrias verticais; estes músculos são de ação voluntária.


Músculo cardíaco
Apresenta fibras estriadas, mas de ação voluntária.



Tudo o que existe no universo é composto de matéria e energia.



Separamos matéria e energia apenas para facilitar nossos estudos, pois tudo o que forma e se transforma no universo está interligado, nada acontece de forma isolada, independentemente. Matéria, energia e a própria vida estão intimamente relacionadas.



Definimos matéria como tudo o que ocupa lugar no espaço e tem massa. A unidade fundamental da matéria é o átomo, o qual está intimamente associado à energia. Já a energia não ocupa lugar no espaço, nem possui massa, mas impressiona nossos sentidos, transforma e movimenta a matéria.Inicialmente, acreditava-se que o átomo era a menor partícula da matéria. Hoje sabemos que os átomos são formados por partículas subatômicas, das quais podemos destacar os prótons, os nêutrons e os elétrons.Os prótons, nêutrons e elétrons formam os átomos, que em conjunto formam os grupamentos atômicos das substâncias, que, por sua vez, em conjunto e organizados de diferentes formas, compõem os seres animados (vivos) e inanimados (matéria inerte).



Os seres vivos



Nos seres vivos encontram-se apenas alguns grupos de substâncias: açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água.Existem grandes diferenças entre os inúmeros tipos de seres vivos que habitam a Terra. O que eles possuem em comum é a "vida". Todos são capazes de realizar as funções de nutrição, de reprodução e relação. Os seres vivos desempenham várias atividades ao longo de sua existência para manter a vida ou para realizar a reprodução.Segundo a teoria celular, estabelecida em 1939, "todos os seres vivos são formados por células".



Cabe aqui ressaltar uma exceção a essa regra, o vírus, um organismo mais simples que a célula, que se caracteriza como ser vivo pela sua capacidade reprodutiva.



As células são vivas e são a menor porção do ser vivo que mantém suas características: movimentam-se, têm reações aos estímulos físicos e químicos, crescem, desenvolvem-se, reproduzem-se (toda célula origina-se de outra célula).



Podemos, então, definir célula como a unidade fundamental dos seres vivos.



A estrutura da célula



Em cada espécie de ser vivo as células se organizam de forma diferente. Apesar de existirem diversos formatos e tamanhos de células, todas possuem a mesma estrutura básica: membrana, citoplasma e núcleo.


A membrana plasmática separa uma célula da outra e controla o que entra e o que sai da célula. A membrana é semipermeável, pois deixa passar facilmente moléculas pequenas como água, oxigênio, gás carbônico e glicose, e não permite a passagem de moléculas grandes como gordura e proteína.


O citoplasma é constituído por um material gelatinoso, viscoso, incolor e insolúvel em água, o protoplasma. Além disso, o citoplasma possui uma rede de transporte de nutrientes conhecida como retículo endoplasmático. Associados ao retículo endoplasmático (retículo endoplasmático rugoso) aparecem os ribossomos, onde ocorre a síntese das proteínas que permitirão o crescimento e a manutenção dos organismos.No citoplasma ainda aparecem outras organelas, como as mitocôndrias, onde ocorre a respiração celular - reação química (combustão - queima) entre o açúcar (glicose) e o oxigênio que libera energia


Núcleo

É um corpúsculo imerso no citoplasma, geralmente globuloso e central. Sua forma e posição são muito variáveis. regula as funções químicas das células: é formado pela membrana nuclear que envolve o suco nuclear, cromossomos e núcleo.
Nos cromossomos existem os gens que representam e transmitem determinados caracteres (exemplo: a cor dos olhos).
Algumas células não possuem núcleos (exemplo: os glóbulos vermelhos).

Os seres vivos









OS SERES VIVOS


Características dos seres vivos
Além da característica de que os seres vivos são formados de células, existem outros aspectos que devem ser considerados, uma vez que se verificam somente entre eles. Os seres vivos, por exemplo, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e são capazes de se reproduzir.

Os seres vivos necessitam de alimento.









Uma pedra não precisa de nutrientes para se manter, ao contrário do que ocorre entre os seres vivos. É por meio dos alimentos que os seres vivos adquirem a matéria-prima para o crescimento, a renovação de células e a reprodução. São os alimentos também que fornecem a energia necessária para s realização de todas as atividades executadas pelo organismo.



As plantas produzem seu próprio alimento. A fotossíntese




Existem seres que são capazes de produzir seus próprios alimentos. Por isso são chamados de seres autotróficos. É o caso das plantas.


Toda planta faz fotossíntese, um processo de produção de alimentos que ocorre na natureza em presença da energia solar. Para realizar a fotossíntese é necessário que a planta tenha clorofila, um pigmento verde que absorve a energia solar; a planta necessita também de água e de sais minerais, que normalmente as raízes retiram do solo, e ainda de gás carbônico (CO2) do ar atmosférico, que penetra na planta através das folhas.


A glicose é um dos produtos da fotossíntese. Outro produto é o gás oxigênio, que a planta libera para o ambiente. Com a glicose a planta fabrica outras substâncias, como o amido e a sacarose. O amido é encontrado, por exemplo, na “massinha branca” da batata e do feijão. A sacarose é o açúcar que costumamos usar para adoçar, por exemplo, o café e os sucos; ela é encontrada naturalmente da cana-de-açúcar.


A planta, dessa forma, se alimenta dos nutrientes que ela própria fabrica, a partir de energia luminosa, da água e do gás carbônico, obtido do ambiente em que vive.


Os sais minerais são indispensáveis para a ocorrência de inúmeros fenômenos que acontecem nos seres vivos. Os sais de magnésio, por exemplo, são necessários para a produção das clorofilas, uma vez que participam da constituição desses pigmentos. E, sem clorofila, a planta fica incapacitada para a realização da fotossíntese.


Os animais não produzem seus alimentos


Os animais, ao contrário das plantas, não produzem os seus alimentos. Por isso são chamados de seres heterotróficos.



Alguns só comem plantas (folhas, sementes, etc); são chamados os animais herbívoros. Outros só comem carne; são os carnívoros. Outros ainda nutrem-se de plantas e de outros animais; são os onívoros.


O seres vivos nascem... e morrem


Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem.


Essas diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida. Esse ciclo tem duração variável, de um tipo de ser vivo para outro.


Veja alguns exemplos que indicam a duração média aproximada de vida de alguns animais.
Arara: 60 anos
Crocodilo: 80 anos
Cabra: 17 anos
Elefante: 100 anos
Chimpanzé: 20 anos
Leão: 20 anos
Coelho: 7 anos
Porco: 10 anos
Coruja: 27 anos
Rato: 4 anos


O ciclo de vida pode durar minutos ou centenas de anos, conforme o ser vivo considerado. Algumas bactérias podem completar seu ciclo de vida em cerca de 30 minutos. Outros seres, como as sequóias e alguns tipos de pinheiro, podem viver4 mil anos ou mais.



Os seres vivos produzem seus descendentes


Todos os seres vivos têm capacidade de produzir descendentes, através da reprodução. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. Basicamente, tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares podem produzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente.

Na reprodução assexuada um único indivíduo origina outros, sem que haja troca de material genético através de células especiais para a reprodução.
Existem muitos tipos de reprodução assexuada, entre eles a cissiparidade ou bipartição, que são mais freqüentes entre os organismos unicelulares. Este tipo de reprodução consiste a célula simplesmente se dividir em duas partes, que passarão a representar dois novos seres.

Entre os seres pluricelulares, existem também aqueles que se reproduzem de forma assexuada: reprodução por esporos e reprodução por brotamento.
Reprodução por esporos

Nesse tipo de reprodução assexuada, o indivíduo produz esporos, células que conseguem germinar originando novos indivíduos, sem que haja fecundação.
A reprodução através de esporos pode ocorrer em organismos unicelulares, e em organismos pluricelulares.

Considerando os organismos pluricelulares, tomaremos como exemplo uma alga verde filamentosa do gênero Ulothrix, que vive fixa a um substrato. Essas algas, que vivem em água doce, produzem esporos que são liberados e nadam livremente até se fixarem em um meio adequado; cada esporo, então, pode germinar e formar um novo indivíduo. Reprodução por brotamento
Este tipo de reprodução assexuada também ocorre em organismos unicelulares e organismos pluricelulares. Tomamos como exemplo a hidra, um animal invertebrado que vive em água doce. Em uma hidra adulta nasce naturalmente um broto, que pode se destacar e dar origem a outra hidra.

A propagação vegetativa

É um tipo de reprodução assexuada muito comum em plantas diversas, como a batata comum, a cana-de-açúcare a mandioca. Nesse caso utilizam-se normalmente pedaços de caule, que atuam como “mudas”. Os caules possuem gemas ou brotos, formados por células capazes de originar uma nova planta, em condições adequadas. Reprodução sexuada

A reprodução sexuada ocorre quando há troca de material genético normalmente entre duas células sexuais chamadas gametas. (Alguns organismos unicelulares, como as bactérias, podem se reproduzir sexuadamente sem que haja formação de gametas. Nesse caso dois indivíduos podem se emparelhar temporariamente e trocar parte de seu material genético).
Na reprodução sexuada com participação de gametas, podemos reconhecer dois tipos de células: um gameta masculino e outro gameta feminino. Nos animais, os gametas masculinos são os espermatozóides, e o óvulo gameta feminino.

Existem dois tipos básicos de fecundação: a fecundação externa e a fecundação interna.


Fecundação externa

A maioria dos ouriços-do-mar vive fixa nas rochas do mar. Em determinadas épocas do ano, os machos lançam seus espermatozóides na água. Ao mesmo tempo, as fêmeas lançam os seus óvulos. O encontro desses gametas ocorre na água e, portanto, fora dos organismos produtores de gametas. Fecundação interna
Em outros animais, como os pássaros, o macho lança os espermatozóide dentro do corpo da fêmea. O encontro dos gametas ocorre no interior do corpo de um organismo produtor de gametas.


Existem os animais hermafroditas. Eles são, ao mesmo tempo, macho e fêmea. Um mesmo organismo produz tanto espermatozóides quanto óvulos, como acontece na minhoca.
Mas uma minhoca não fecunda ela mesma; aliás, os animais hermafroditas geralmente não se auto fecundam. Para haver reprodução, é necessário que duas minhocas se aproximem e se acasalem. Durante o acasalamento, as duas minhocas trocam espermatozóides e uma fecunda a outra. Os óvulos fecundados são liberados no solo no interior de um casulo; cada óvulo fecundado dará origem a uma nova minhoca.



Ecossistema


COMO FUNCIONA O MEIO AMBIENTE


O Sol é a fonte de luz, calor e energia, que dão vida ao planeta.
Seu calor mantém a Terra aquecida na temperatura adequada aos seres viventes. Para isso contribui a camada de ozônio, que filtra os raios ultravioleta, prejudiciais à vida.
Sem o Sol não haveria a evaporação das águas, fundamental para o ciclo da água

e nem o processo de fotossíntese,
As plantas retiram gás carbônico do ar e água e sais minerais da terra, produzindo oxigênio e substâncias orgânicas, base da alimentação dos animais.


Os animais, durante a respiração, retêm oxigênio e expelem dióxido de carbono, que as plantas utilizam durante a fotossíntese, reiniciando esse processo.

O nitrogênio, outro dos componentes vitais para a vida por causa dos aminoácidos, proteínas, DNA e RNA, compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Os animais e as plantas absorvem nitrogênio sob as formas de amônia ou de nitrato, nos quais são convertidos por bactérias.

Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia. Algumas plantas absorvem diretamente essa amônia.

As bactérias transformam a amônia em nitritos e em seguida em nitratos, que as plantas usam para os compostos como as proteínas, DNA e RNA.

Ao comerem as plantas, os animais acabam absorvendo nitrogênio. Esses animais são herbívoros.

Os animais carnívoros que comem herbívoros e os carnívoros que comem outros carnívoros também acabam absorvendo nitrogênio. Essa sequência em que alguns animais comem outros é chamada de cadeia alimentar


que se inicia com o processo de fotossíntese das plantas e raramente excede quatro ou cinco níveis ou grupos de seres vivos.

Quando os animais e plantas morrem, certas bactérias e fungos, também chamados de decompositores, convertem seus compostos de nitrogênio em gás nitrogênio, reiniciando o ciclo do nitrogênio.

O ciclo da água, outro dos ciclos básicos para a vida na Terra, tem seu início com a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios, formando nuvens e retornando à terra em forma de chuva e neve.

Nas áreas com vegetação, o solo retém água. Essa água é usada pelas plantas. Outra parte da água acaba indo para os rios e lagos.

A água não utilizada pelas plantas passa através de pedras permeáveis e acaba se dirigindo para grandes reservatórios no subterrâneo, formando os chamados lençóis de água, que fluem de volta para os oceanos.

Como podemos observar, o ecossistema global é formado por ciclos e processos interdependentes e de forma sincronizada e equilibrada.

O ser humano, ao longo do tempo, vem criando produtos e processos que interferem direta ou indiretamente nesse equilíbrio.

Um dos exemplos é o veículo automotor. Para seu uso, utiliza-se a queima de combustível e constrói-se estradas. As estradas impermeabilizam o solo e impedem a absorção de água. Para sua construção é necessária a extração de minérios. A queima de combustível gera dióxido de carbono em níveis insuportáveis




A Matéria


A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula (como os átomos, e em escala menor, os prótons, nêutrons e elétrons).
De acordo com as descobertas da física do século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência. A concepção de matéria em oposição a energia, que perdurava na Física desde a Idade Média, perdeu um pouco do sentido com a descoberta (anunciada em teoria por Albert Einstein) de que a matéria era uma forma de energia.
Podem existir três estados de agregação da matéria, que variam conforme a temperatura e a pressão as quais se submete um corpo: o estado sólido, que é quando as partículas elementares se encontram fortemente ligadas, e o corpo possui tanto forma quanto volume definidos; o estado líquido, no qual as partículas elementares estão unidas mais fracamente do que no estado sólido, e no qual o corpo possui apenas volume definido; e o estado gasoso, no qual as partículas elementares encontram-se fracamente ligadas, não tendo o corpo nem forma nem volume definidos




Energia


As fontes de energia dividem-se em dois tipos:

- fontes renováveis ou alternativas;
- fontes não renováveis, fósseis ou convencionais.






Fontes renováveis

Fontes de energia inesgotáveis ou que podem ser repostas a curto ou médio prazo, espontaneamente ou por intervenção humana.
Estas fontes encontram-se já em difusão em todo o mundo e a sua importância tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considerável da produção de energia mundial.







Fontes de energia não renovável

Atualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia não renováveis, as quais têm tecnologia difundida, mas possuem um elevado impacte ambiental. Importa inverter esta tendência, tornando o seu consumo mais eficiente e substituindo-o gradualmente por energias renováveis limpas.





Mas antes de se transformar em calor, frio, movimento ou luz, a energia sofre um percurso mais ou menos longo de transformação, durante o qual uma parte é desperdiçada e a outra, que chega ao consumidor, nem sempre é devidamente aproveitada.


Sistema Solar




Nas noites de verão, quando não há uma única nuvem no céu estrelado, não dá a maior vontade de sair passeando por aí? Pois vamos aproveitar o bom tempo para dar uma volta pela vizinhança... pela vizinhança interplanetária.

Vamos chegar mais perto e dar um passeio pelos planetas do Sistema Solar. Quase todos os planetas se dividem em dois grupos: quatro pequenos planetas rochosos perto do Sol (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e quatro planetas mais distantes, grandes e gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Muito pequeno e gelado, Plutão não entra em nenhum dos grupos e fica de fora da turma.

Saindo da Terra e indo em direção ao Sol, o primeiro planeta que encontramos é Vênus.


De vista até parece com a Terra, são mais ou menos do mesmo tamanho. Mas Vênus possui uma atmosfera irrespirável e é circundada por uma pesada nuvem, que torna sua superfície muito quente para que haja vida por lá (pelo menos é o que se acredita até hoje...).

Vênus também é o planeta que demora mais tempo para girar em torno de si mesmo no Sistema Solar.


Enquanto a Terra demora apenas um dia, Vênus leva 243 dias.


Sondas espaciais revelaram alguns mistérios do planeta: Vênus é cheio de crateras, montanhas e vulcões, e tem duas grandes planícies.



Continuando o passeio, é bom que se diga que a "paisagem" espacial é bem diversificada. Não existem apenas os nove planetas descobertos até agora, mas também satélites, cometas, asteróides, meteoróides, tudo envolvido numa fina camada de "poeira" interplanetária. Precisamos fazer uma faxina na galáxia qualquer dia desses...

Chegamos a Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.


Esse pequeno planeta lembra a Lua, com sua superfície cheia de crateras.


Mas aqui o calor e o frio são insuportáveis, oscilando entre 430 graus Celsius no lado iluminado pelo Sol e -170 graus Celsius no lado escuro.

Quando a noite chega em Mercúrio, a temperatura cai muito, pois quase não existe atmosfera no planeta.

Por isso, vamos dar meia-volta, passar por Vênus e aproveitar para dar uma olhada de longe na Terra.


Quinto maior planeta do Sistema Solar, a Terra vista do espaço é uma esfera azul com manchas marrons e verdes (que são os continentes).

Ops, aí vem a Lua, o único satélite da Terra. Melhor seguir adiante.




Chegamos ao "planeta vermelho": Marte, o quarto planeta mais próximo do Sol e que, junto com os outros três, integra o grupo dos planetas rochosos do Sistema Solar.

Assim como a Terra tem seu satélite, a Lua, Marte também não está desacompanhado: possui dois pequenos satélites de formas irregulares, com nomes engraçados: Fobos e Deimos.

No século 19, os astrônomos acreditavam que Marte possuía sinais de vida, como marcas parecidas com canais de água e manchas escuras semelhantes a vegetação.


Hoje se sabe que as manchas de "vegetação" eram áreas de concentração da poeira vermelha, cor de tijolo, que cobre a maior parte do planeta.

Mas, em relação à água, esses astrônomos estavam certos: em junho de 2.000, cientistas descobriram que existe mesmo água em Marte!

Embora não tenham encontrado nenhuma evidência de "vida marciana", os pesquisadores dizem que o planeta tem as condições necessárias para a existência de seres vivos.

E, em agosto de 2003, Marte passou "raspando" aqui na Terra! Em 60 mil anos, essa foi a ocasião em que o planeta vermelho chegou mais perto da gente. Confira no Arquivo do Jornal do Canal!



O próximo planeta que encontramos pela frente é Júpiter.



É o primeiro dos planetas gasosos, ao lado de Saturno, Urano e Netuno.

Existem algumas características comuns a esses quatro planetas: são formados por elementos leves (diferente dos planetas rochosos, compostos de rochas e metais), possuem vários satélites e são bem grandes.

Júpiter é o maior dos planetas, "apenas" mil vezes menor que o Sol, e possui vários anéis e satélites.

Como sua rotação é muito rápida, formam-se fascinantes estruturas de nuvens.

A mais incrível é uma tempestade chamada de Grande Mancha Vermelha, uma coluna em espiral de nuvens aproximadamente três vezes maior que a Terra!


Depois do gigante Júpiter, encontramos Saturno.

E aqui o visual é deslumbrante, porque os anéis em volta do planeta formam um lindo espetáculo de cores.

O sistema de anéis de Saturno é muito fino, com menos de um quilômetro de espessura, mas se estende por mais de 420 mil quilômetros além da superfície do planeta.

Como se não bastasse, Saturno é também o planeta com maior número de satélites, mais de 20 identificados até agora.

Se não fosse inabitável para os seres humanos, seria um lugar bonito de se morar...


Desviando das belezas de Saturno, chegamos a Urano, o terceiro maior planeta do Sistema Solar.

Constituído por uma mistura densa de diferentes tipos de gelo e gás ao redor de um núcleo sólido, Urano possui uma atmosfera com traços de gás metano, responsável por sua cor azul-esverdeada.

É rodeado por 11 anéis, compostos pela matéria mais escura do Sistema Solar, e por 15 luas conhecidas, todas de gelo.

Pena que, ao contrário de Saturno, cujo sistema de anéis tem milhares de quilômetros de largura, os anéis de Urano são muito pequenos e difíceis de identificar.



Próxima parada: Netuno, oitavo planeta do Sistema Solar.


Quatro vezes maior do que a Terra, ele tem quatro satélites principais e, como Saturno, também possui anéis, que só foram detectados em 1977!

É o último dos grandes planetas gasosos, composto principalmente por hélio e hidrogênio.

A atmosfera possui grandes manchas, que na verdade são enormes tempestades que dão a volta no planeta com ventos de cerca de 2 mil quilômetros por hora!

Depois dele vem o minúsculo Plutão, o menor do Sistema Solar, que não se encaixa em nenhuma classificação anterior e possui apenas um satélite.

Plutão acaba de ser rebaixado e o número de planetas no Sistema Solar volta a ser oito. Aquele que há sete décadas ficou conhecido como o nono e mais distante planeta em órbita do Sol passa a ser simplesmente um "planeta anão".


Há suspeitas de que exista um planeta ainda não identificado, que por enquanto é conhecido pelo misterioso nome de Planeta X.


Bem, mas vamos deixar esse mistério para os cientistas e voltar para casa sãos e
salvos.

Fonte http://www.foxkidis.com.br/





























































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