Pesquisa Escolar
A palavra pesquisa tem sido utilizada para descrever uma atividade de leitura e um trabalho de reunião de material que deve conter várias opiniões sobre um determinado assunto. O termo significa mais que isso. Vem do latim perquirese: exprime a atividade cujo objetivo é buscar, indagar, descobrir e assimilar a verdade.
Pádua (1997) torna saliente que: “Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação; inquirição da realidade é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações”.
A pesquisa leva os indivíduos à busca da criatividade, começando por definir o que procurar, selecionar os dados coletados e combinar esse dados para chegar à explicação que se busca.
A você, caro aluno, faz-se necessária a interpretação das informações disponíveis e não apenas fazer um trabalho de cópia, além de ser ilegal não é este o objetivo da pesquisa.
Como uma pesquisa deve ser elaborada? Quais os tópicos que não podem faltar? Onde procurar? Como organizar?
Antes de tudo, é importante deixar claro que, cabem ao professor algumas tarefas, tais como: definir o roteiro ou os tópicos que deverão constar na pesquisa; passar aos seus alunos as fontes onde o tema da pesquisa poderá ser encontrado; os objetivos que se pretende alcançar com tal pesquisa e o acompanhamento periódico do andamento do trabalho.
Aos pais cabe o fornecimento ou o acesso às fontes indicadas pelo professor ou outras e alguma orientação sobre a organização ou execução da pesquisa, principalmente se for de grupo, data, local, etc. Muitas vezes, é necessária a interferência dos pais para uma melhor divisão dos trabalhos.
Reúna todo o material de suporte (livros, revistas, artigos, textos confiáveis da internet, etc.), leia todos os dados pesquisados , fazendo anotações seguindo o pré-roteiro do professor e depois é só elaborar seu próprio texto. A idéia é não simplesmente copiar o material, mas escrever com suas palavras o que entendeu dos textos analisados. Parece difícil? Pois saiba que redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser fascinante. Só assim você vai perceber quanta coisa aprendeu em tão pouco tempo!
Todo trabalho de pesquisa deverá ter quatro itens indispensáveis e os anexos como opcional:
Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Bibliografia e Anexos (opcional).
Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Bibliografia e Anexos (opcional).
É claro que estamos falando de uma pesquisa escolar que seja realizada ou proposta para alunos de 9 a 14 anos aproximadamente, ou seja, da 3a. a 8a. série.
1- Introdução: Na Introdução deve-se apresentar a idéia geral do trabalho: o que se pretende abordar, quais serão as partes principais, como será a organização, quais os objetivos.
2- Desenvolvimento: O desenvolvimento é a parte nuclear do trabalho, daí muitos autores denominá-lo “corpo do trabalho”. É a parte mais extensa da redação, pois dever conter a descrição e análise do assunto além da argumentação pertinente, ou seja, a validade das idéias descritas. Muita atenção agora. Esse é o momento mais importante de uma pesquisa. Em linguagem pessoal e comunicativa, ordene suas anotações de maneira lógica, seguindo o roteiro .
A partir do roteiro, tente alinhavar todas as anotações feitas anteriormente, reescrevendo-as com suas palavras e encaixando-as nos itens que você se propõe a desenvolver. Lembre-se: em um trabalho bem-feito, os textos são bem encadeados e os conteúdos, relacionados. Não perca tempo escrevendo coisas que estão além do que foi proposto – aquilo que chamamos "fugir do tema". Depois de tudo escrito, faça um balanço do material, verificando se a redação final está compreensível e bem encadeada, se você já escreveu tudo o que sabe e acha importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa.
Se mencionar frases ou trechos de algum livro, não se esqueça de fazê-lo entre aspas, indicando a fonte (nome do autor, título do livro, número da edição, editora, local, data da publicação, volume e número da página).
A partir do roteiro, tente alinhavar todas as anotações feitas anteriormente, reescrevendo-as com suas palavras e encaixando-as nos itens que você se propõe a desenvolver. Lembre-se: em um trabalho bem-feito, os textos são bem encadeados e os conteúdos, relacionados. Não perca tempo escrevendo coisas que estão além do que foi proposto – aquilo que chamamos "fugir do tema". Depois de tudo escrito, faça um balanço do material, verificando se a redação final está compreensível e bem encadeada, se você já escreveu tudo o que sabe e acha importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa.
Se mencionar frases ou trechos de algum livro, não se esqueça de fazê-lo entre aspas, indicando a fonte (nome do autor, título do livro, número da edição, editora, local, data da publicação, volume e número da página).
3- Conclusão: A conclusão não admite nenhuma idéia, nenhum fato ou argumento novo, pois é a síntese interpretativa do desenvolvimento. Por ser síntese ou resumo, deve ser breve, exata, concisa.
4- Bibliografia: A bibliografia é fundamental e não pode faltar em nenhum trabalho de pesquisa. A bibliografia deve incluir os dados sobre todo o material que você utilizou para desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sites consultados na internet.
Ela deve ter os seguintes dados, seguindo a ordem em que serão citados: autor, título da obra, edição, local da publicação, editora e ano da publicação. Ao todo, normalmente, são 3 itens na bibliografia.
•-Livros: comece citando o título da obra, siga com o nome do autor ou autores, identifique a editora que a publicou e a data de publicação.
EXEMPLOS: 1. CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Aprendendo a pensar. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1989. 268p.
•-Artigos de revistas e jornais: escreva os títulos dos artigos (como os capítulos dos livros), os nomes das publicações, números das edições e as datas de publicação.
EXEMPLO: FREITAS, Juarez. Diálogo com o pensamento jurídico de Norberto Bobbio. Ventas, Porto Alegre, v. 36, n. 141, p. 63-78, mar/mai. 1991.
• Páginas da Internet -Em primeiro escrever o título da página e após a palavra "em" o endereço completo em letras destacadas.
Ela deve ter os seguintes dados, seguindo a ordem em que serão citados: autor, título da obra, edição, local da publicação, editora e ano da publicação. Ao todo, normalmente, são 3 itens na bibliografia.
•-Livros: comece citando o título da obra, siga com o nome do autor ou autores, identifique a editora que a publicou e a data de publicação.
EXEMPLOS: 1. CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Aprendendo a pensar. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1989. 268p.
•-Artigos de revistas e jornais: escreva os títulos dos artigos (como os capítulos dos livros), os nomes das publicações, números das edições e as datas de publicação.
EXEMPLO: FREITAS, Juarez. Diálogo com o pensamento jurídico de Norberto Bobbio. Ventas, Porto Alegre, v. 36, n. 141, p. 63-78, mar/mai. 1991.
• Páginas da Internet -Em primeiro escrever o título da página e após a palavra "em" o endereço completo em letras destacadas.
5- Anexos: Os anexos são as partes ilustrativas da pesquisa: figuras, reportagens de jornais ou revistas, gráficos,mapas e outros.
Atenção caro estudante:
Organize-se: Observe a data de entrega e organize seu tempo. Você terá tempo de sobra para seu lazer, desde que organize seu tempo. Reserve algumas horas por semana para o trabalho. Pelo menos uma hora por dia para trabalhos em que terá apenas que entregar um relatório; para projetos que envolvam a montagem de experimentos e demonstrações, reserve pelo menos um dia na semana em possa trabalhar pelo menos três horas. Esse tempo é sagrado e não pode ser perdido com distrações.
Se o trabalho é em grupo, podem dividir algumas tarefas. Mas sejam responsáveis pelas tarefas que lhe cabe e cobre dos demais para que façam a parte deles. Não deixe que um aluno preguiçoso se aproveite de seu esforço - se ele não ajuda, combine com os demais para avisar ao professor.
Se o trabalho é em grupo, podem dividir algumas tarefas. Mas sejam responsáveis pelas tarefas que lhe cabe e cobre dos demais para que façam a parte deles. Não deixe que um aluno preguiçoso se aproveite de seu esforço - se ele não ajuda, combine com os demais para avisar ao professor.
Isabel Marques de Amorim
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