O solo catarinense se presta às mais diversas culturas agrícolas e ainda tem muitas áreas a cultivar. Seu subsolo é um dos mais ricos do país. Santa Catarina possui a terceira maior reserva de argila cerâmica do Brasil, a segunda maior de fosfatados naturais e de quartzo e a primeira em carvão mineral para siderurgia, de fluorita e de sílex.
. Todas essas reservas são economicamente viáveis e estão em processo de produção
O Relevo de Santa Catarina
Com 77% de seu território acima de 300m de altitude e 52% acima de 600m, Santa Catarina figura entre os estados brasileiros de mais forte relevo. Quatro unidades, que se sucedem de leste para oeste, compõem o quadro morfológico: a baixada litorânea, a serra do Mar, o planalto paleozóico e o planalto basáltico.
A baixada litorânea compreende as terras situadas abaixo de 200m de altitude. Ao norte, alarga-se bastante, penetrando no interior ao longo dos vales dos rios que descem da serra do Mar.
Salvo no norte do estado, onde forma o rebordo escarpado de um planalto mais ou menos regular, a serra tem caráter muito diverso do que apresenta em outros estados, como Paraná e São Paulo.
Em Santa Catarina, forma uma faixa montanhosa, de aproximadamente mil metros de altitude, constituída por um conjunto de maciços isolados pelos vales profundos dos rios que drenam para o Atlântico.
Por trás da serra do Mar estende-se principalmente o planalto paleozóico, cuja superfície plana encontra-se fragmentada em compartimentos isolados pelos rios que correm para leste. O planalto paleozóico perde altura de norte para sul; na parte meridional do estado confunde-se com a planície litorânea, uma vez que a serra do Mar não chega até essa parte de Santa Catarina.
O planalto basáltico ocupa a maior parte do estado. Formado por camadas de basalto (derrames de lavas), intercaladas com camadas de arenito, é limitado a leste por um rebordo escarpado a que se dá o nome de serra Geral. No norte do estado, o rebordo do planalto basáltico se encontra no interior; para o sul vai-se aproximando gradativamente do litoral até que, no limite com o Rio Grande do Sul, passa a cair diretamente sobre o mar. A superfície do planalto é regular e se inclina suavemente para oeste. Os rios que correm para o Paraná abriram nele profundos vales.
___________********************__Geografia SC_____________*******************
Santa Catarina fica no Sul do Brasil, bem no centro geográfico das regiões de maior desempenho econômico do país, Sul e Sudeste, e em uma posição estratégica no Mercosul. O Estado faz fronteira com a Argentina na região Oeste.
A diversidade geográfica e humana de Santa Catarina é surpreendente para um território de apenas 96,4 mil km² - do tamanho aproximado de países como a Áustria, Hungria, Irlanda ou Portugal. Uma viagem de poucas horas de carro é suficiente para experimentar mudanças radicais no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas.
Divisas
Sul Rio Grande do Sul
Norte Paraná
Leste Oceano Atlântico
Oeste Argentina
DADOS GERAIS:
Capital: Florianópolis
Região: Sul
Sigla: SC
Gentílico: catarinense
População: 5.866.568 (estimativa de 2005)
Área (em km²): 96.436,181
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 61,53
Quantidade de municípios: 293
DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 70.208.540.000,00 (2004)
Renda Per Capita*: R$ 12.159,00 (2004)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,863 (PNUD - 2000)
Principais Atividades Econômicas: agricultura, pecuária, indústria e extrativismo e turismo.
Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano): 17,2 por mil (em 2000*)
Analfabetismo:5% (2001)
Espectativa de vida (anos): 74,8 (2000)
PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Balneário de Camboriú
- Praias de Florianópolis
- Museu Histórico
- Museu Etnográfico
- Casa de Vitor Meireles
- Museu de Arte Moderna
- Museu do Índio
- Ponte Hercílio Luz
- Museu do Homem do Sambaqui
- Catedral de Lages
GEOGRAFIA
Etnias: brancos (88,1%), negros (2,7%), pardos (9%), indígenas e amarelos (0,2%)
Rios importantes: Uruguai, Canoas, Pelotas e Negro..
Principais cidades: Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Criciúma, Lages, Itajaí, Chapecó e Jaraguá do Sul.
Clima: subtropical
1 comentários:
oi professora aqui é a menytten.Eu achei interassante essa,matéria.
9 de maio de 2008 às 07:20Postar um comentário